Dúvidas Frequentes 2019-12-01T17:38:39-03:00

É um material semelhante ao concreto hidráulico, feito de agregados de pedra, água, cimento e o aditivo RE9. Com eles, um produto moldável é formado, permeável a 100% e altamente resistente à compressão, desgaste e flexão. O material resultante é ideal para pisos e pavimentos, entre outros usos.

  • É misturado no local, usando tops e / ou auto-misturadores ou em plantas de pré-mistura.
  • A mistura é distribuída com ancinhos.
  • É nivelada.
  • É compactada com placa vibratória.
  • É coberta com plástico para cura.

A solução Re9 de concreto permeável também pode ser pré-fabricado na forma de pedras de pavimentação ou peças soltas.

As fundações do piso são projetadas de modo que a água não as afete e são feitas da seguinte maneira:

  • O terreno natural é compactado.
  • Em alguns casos, são cavados poços de absorção que são preenchidos com boleos, lastro ou cascalho.
  • A sub-base é constituída por uma camada de balastro ou boleos,com material limpo (sem areia), em granulometria de 2 “a 10”, dependendo da espessura estabelecida no projeto.
  • É compactado.
  • É colocado a mistura do concreto permeável.

A solução oferecida pela Re9 é um produto 100% permeável, permitindo que a água e os líquidos em geral passem imediatamente.

Em condições normais e de acordo com testes laboratoriais não tem nenhum problema após 20 anos.

O acúmulo de finos e grãos pode impedir a permeabilidade da água como em qualquer piso, logo deve-se varrer e lavar ocasionalmente. A poeira do ambiente é lavada com a água da chuva. Partículas de lixo maiores que 3mm não passam pelo poro do material, facilitando o trabalho de limpeza nas ruas. Em casos extremos, pode ser lavado com um lavador de pressão de água (tipo Karcher, WAP, etc..). Somente colocando algo impermeável sobre o piso ou pintando ele inadequadamente o cobriria definitivamente.

Sim, dependendo do tipo de pedra e do uso de cimento, cinza ou branco, e do pigmento apropriado aplicado a massa. Além disso, possui diferentes texturas, dependendo do tamanho do agregado usado. Ela pode ser feita na forma de blocos pré-fabricados, em várias espessuras, ou simplesmente aplicada diretamente no local. O público em geral gosta do uso de cores que podem ser aplicadas por pós instalação. Também podemos lidar com coloração por oxidação.

Dependendo da área a ser coberta, será o tempo de execução. Nossos rendimentos variam de 300m²/dia trabalhando manualmente com a massa, mas pode chegar e até a 3.000m²/dia com a utilização de máquinas, tais como o “acabadoras”. Essas performances são conseguidas com uma única equipe de 5 pessoas.

Testes laboratoriais mostram que a resistência à compressão do projeto é obtida após 24 horas. Actualmente resistências são tratadas com um f’c = 180 kg / cm2 pelo menos e até a f’c = 300 kg / cm 2, embora resistências mais altas possam ser alcançadas.

Sim, esclarecendo que no caso de ruas já existentes de asfalto ou concreto, sugerimos um sistema de drenagem inferior paralelo as sarjetas dentro da rua, para auxiliar ainda mais na absorção e retenção da água, dessa maneira aliviamos ainda mais o sistema de drenagem e as galerias de águas pluviais. O mais recomendado é que as ruas, calçadas, estacionamentos, etc. sejam realizadas com nosso concreto permeável.

Basicamente o concreto permeável, é um material projetado para a construção de pavimentos, a fim de torná-los permeáveis, permitindo a recarga dos lençóis freáticos e aquíferos terrestres. Também cumpre seu papel satisfatoriamente como um dreno, já que a água da chuva que satura os sistemas de drenagem das cidades, em vez de ir para os canos, vai para o subsolo, com a vantagem adicional de não permitir a passagem do lixo. Também pode ser usado para a fabricação de blocos pré-fabricados, muros de contenção, coberturas de molas, quebra-mares, recifes artificiais, bases de campos esportivos, fontes, etc.

Não, materiais comumente usados ​​não atacam. No entanto, os ácidos concentrados tendem a degradá-lo, assim como qualquer pavimento de concreto ou asfalto.

Sim, você pode usar materiais existentes em qualquer local. O processo de instalação requer uma empresa treinada e certificada pela Re9, sendo que esta empresa pode usar concreteiras locais para o fornecimento do material.

Não conhecemos nenhuma tecnologia capaz com características de permeabilidade e aspectos similares a nossa solução. Há muitas soluções permeáveis em blocos pré-fabricados, mas são incômodas para caminhada, corrida ou prática de esportes, isso sem levar em conta que estas tecnologias se tornam impermeáveis muito rapidamente com a sujeira superficial. Isso sem contar que nossa solução também pode ser utilizada em áreas de grande fluxo de carros, caminhões e pessoas.

Existem alguns produtos ou fórmulas de concreto para fabricação de permeável, contudo desconhecemos tecnologia capaz de entregar durabilidade e resistência como a nossa.

Atualmente estamos nos seguintes países, República Mexicana, Estados Unidos da América, Canadá, Argentina, Colômbia, Espanha, Panamá, Costa Rica e Brasil.

Considerando todos os aspectos envolvidos no trabalho, é atualmente a opção mais econômica do mercado, melhorando os custos da obra na maioria dos casos.

Cada caso tem suas características especiais, mas por experiência podemos sugerir o seguinte (entre outras possibilidades):

  • Percursos pedestres de 6 a 8 cm.
  • Estacionamento de 8 a 12 cm.
  • Ruas de tráfego veicular baixo 10 a 12 cm.
  • Ruas de alto tráfego veicular de 12 a 15 cm.
  • Plataformas de carregamento de 12 a 15 cm.

Contratando empreiteiras certificadas pela Re9, devidamente capacitadas e preparadas para a correta utilização e instalação da solução.

Sim, condicionado a capacitação e certificação prévia pela Re9 dos profissionais que estarão envolvidos nas obras.

Uma das principais características do pavimento que utiliza a Solução Re9 em concreto permeável é a sua resistência a flexão, que no nosso caso é até 50% mais flexível que o concreto hidráulico. É exatamente a resistência a flexão que se utiliza para determinar as espessuras dos pavimentos, de tal forma que, quanto maior a flexão, menor sua espessura.

Nos pavimentos convencionais, a presença de finos (areia) significa que a transmissão de cargas é realizada de forma homogênea, de modo que o aço tem uma função significativa. Quanto aos pisos permeáveis ​​(sem finos), a transmissão de cargas é heterogênea (semelhante ao que ocorre com estruturas tridimensionais), motivo pelo qual o uso do aço é desnecessário. De fato, os pisos permeáveis ​​podem ser totalmente fraturados sem perder suas características estruturais.

Nosso aditivo reage com o cimento e o potencializa, tornando-o muito mais resistente e aumentando consideravelmente sua aderência, por isso o consumo de cimento não é um fator importante.

É um material semelhante ao concreto hidráulico, feito de agregados de pedra, água, cimento e o aditivo RE9. Com eles, um produto moldável é formado, permeável a 100% e altamente resistente à compressão, desgaste e flexão. O material resultante é ideal para pisos e pavimentos, entre outros usos.

  • É misturado no local, usando tops e / ou auto-misturadores ou em plantas de pré-mistura.
  • A mistura é distribuída com ancinhos.
  • É nivelada.
  • É compactada com placa vibratória.
  • É coberta com plástico para cura.

A solução Re9 de concreto permeável também pode ser pré-fabricado na forma de pedras de pavimentação ou peças soltas.

As fundações do piso são projetadas de modo que a água não as afete e são feitas da seguinte maneira:

  • O terreno natural é compactado.
  • Em alguns casos, são cavados poços de absorção que são preenchidos com boleos, lastro ou cascalho.
  • A sub-base é constituída por uma camada de balastro ou boleos,com material limpo (sem areia), em granulometria de 2 “a 10”, dependendo da espessura estabelecida no projeto.
  • É compactado.
  • É colocado a mistura do concreto permeável.

A solução oferecida pela Re9 é um produto 100% permeável, permitindo que a água e os líquidos em geral passem imediatamente.

Em condições normais e de acordo com testes laboratoriais não tem nenhum problema após 20 anos.

O acúmulo de finos e grãos pode impedir a permeabilidade da água como em qualquer piso, logo deve-se varrer e lavar ocasionalmente. A poeira do ambiente é lavada com a água da chuva. Partículas de lixo maiores que 3mm não passam pelo poro do material, facilitando o trabalho de limpeza nas ruas. Em casos extremos, pode ser lavado com um lavador de pressão de água (tipo Karcher, WAP, etc..). Somente colocando algo impermeável sobre o piso ou pintando ele inadequadamente o cobriria definitivamente.

Sim, dependendo do tipo de pedra e do uso de cimento, cinza ou branco, e do pigmento apropriado aplicado a massa. Além disso, possui diferentes texturas, dependendo do tamanho do agregado usado. Ela pode ser feita na forma de blocos pré-fabricados, em várias espessuras, ou simplesmente aplicada diretamente no local. O público em geral gosta do uso de cores que podem ser aplicadas por pós instalação. Também podemos lidar com coloração por oxidação.

Dependendo da área a ser coberta, será o tempo de execução. Nossos rendimentos variam de 300m²/dia trabalhando manualmente com a massa, mas pode chegar e até a 3.000m²/dia com a utilização de máquinas, tais como o “acabadoras”. Essas performances são conseguidas com uma única equipe de 5 pessoas.

Testes laboratoriais mostram que a resistência à compressão do projeto é obtida após 24 horas. Actualmente resistências são tratadas com um f’c = 180 kg / cm2 pelo menos e até a f’c = 300 kg / cm 2, embora resistências mais altas possam ser alcançadas.

Sim, esclarecendo que no caso de ruas já existentes de asfalto ou concreto, sugerimos um sistema de drenagem inferior paralelo as sarjetas dentro da rua, para auxiliar ainda mais na absorção e retenção da água, dessa maneira aliviamos ainda mais o sistema de drenagem e as galerias de águas pluviais. O mais recomendado é que as ruas, calçadas, estacionamentos, etc. sejam realizadas com nosso concreto permeável.

Basicamente o concreto permeável, é um material projetado para a construção de pavimentos, a fim de torná-los permeáveis, permitindo a recarga dos lençóis freáticos e aquíferos terrestres. Também cumpre seu papel satisfatoriamente como um dreno, já que a água da chuva que satura os sistemas de drenagem das cidades, em vez de ir para os canos, vai para o subsolo, com a vantagem adicional de não permitir a passagem do lixo. Também pode ser usado para a fabricação de blocos pré-fabricados, muros de contenção, coberturas de molas, quebra-mares, recifes artificiais, bases de campos esportivos, fontes, etc.

Não, materiais comumente usados ​​não atacam. No entanto, os ácidos concentrados tendem a degradá-lo, assim como qualquer pavimento de concreto ou asfalto.

Sim, você pode usar materiais existentes em qualquer local. O processo de instalação requer uma empresa treinada e certificada pela Re9, sendo que esta empresa pode usar concreteiras locais para o fornecimento do material.

Não conhecemos nenhuma tecnologia capaz com características de permeabilidade e aspectos similares a nossa solução. Há muitas soluções permeáveis em blocos pré-fabricados, mas são incômodas para caminhada, corrida ou prática de esportes, isso sem levar em conta que estas tecnologias se tornam impermeáveis muito rapidamente com a sujeira superficial. Isso sem contar que nossa solução também pode ser utilizada em áreas de grande fluxo de carros, caminhões e pessoas.

Existem alguns produtos ou fórmulas de concreto para fabricação de permeável, contudo desconhecemos tecnologia capaz de entregar durabilidade e resistência como a nossa.

Atualmente estamos nos seguintes países, República Mexicana, Estados Unidos da América, Canadá, Argentina, Colômbia, Espanha, Panamá, Costa Rica e Brasil.

Considerando todos os aspectos envolvidos no trabalho, é atualmente a opção mais econômica do mercado, melhorando os custos da obra na maioria dos casos.

Cada caso tem suas características especiais, mas por experiência podemos sugerir o seguinte (entre outras possibilidades):

  • Percursos pedestres de 6 a 8 cm.
  • Estacionamento de 8 a 12 cm.
  • Ruas de tráfego veicular baixo 10 a 12 cm.
  • Ruas de alto tráfego veicular de 12 a 15 cm.
  • Plataformas de carregamento de 12 a 15 cm.

Contratando empreiteiras certificadas pela Re9, devidamente capacitadas e preparadas para a correta utilização e instalação da solução.

Sim, condicionado a capacitação e certificação prévia pela Re9 dos profissionais que estarão envolvidos nas obras.

Uma das principais características do pavimento que utiliza a Solução Re9 em concreto permeável é a sua resistência a flexão, que no nosso caso é até 50% mais flexível que o concreto hidráulico. É exatamente a resistência a flexão que se utiliza para determinar as espessuras dos pavimentos, de tal forma que, quanto maior a flexão, menor sua espessura.

Nos pavimentos convencionais, a presença de finos (areia) significa que a transmissão de cargas é realizada de forma homogênea, de modo que o aço tem uma função significativa. Quanto aos pisos permeáveis ​​(sem finos), a transmissão de cargas é heterogênea (semelhante ao que ocorre com estruturas tridimensionais), motivo pelo qual o uso do aço é desnecessário. De fato, os pisos permeáveis ​​podem ser totalmente fraturados sem perder suas características estruturais.

Nosso aditivo reage com o cimento e o potencializa, tornando-o muito mais resistente e aumentando consideravelmente sua aderência, por isso o consumo de cimento não é um fator importante.

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