Project Description
Basta ser sustentável? Não! É preciso quebrar paradigmas e REnovar os conceitos para sair do lugar comum. Em se tratando de responsabilidade social e ambiental, inovar é preciso para avançar na construção de um mundo melhor para a coletividade.
O Grupo Conjel, que está no mercado catarinense desde 1985, compartilha desses princípios e escolheu o concreto permeável de alta resistência Re9 para refazer a calçada em frente à sede da empresa, em Balneário Camboriú. A iniciativa integra um conjunto de ações que buscam diminuir os impactos da natureza para tornar o negócio ainda mais confiável e rentável, segundo o sócio José dos Santos Pereira.
“Estamos implementando várias ações de sustentabilidade, com por exemplo a produção de energia solar, que deve garantir 50% do nosso consumo. A calçada faz parte desse movimento”, explica José. “Nós confiamos na Re9 e a natureza agradece por isso. Além de lindam, nossa calçada agora permite que as chuvas sejam absorvidas pelo solo de forma rápida e eficaz”.
Entenda a obra:
→Local
Sede do Grupo Conjel, na Rua 990, 161 – Balneário Camboriú (SC)
→Extensão
70 metros quadrados
→Tempo de execução
3 dias
→Objetivos
Devolver a água da natureza para o lençol freático;
Tornar a calçada mais aderente em dias de chuva, evitando eventuais acidentes;
Melhorar a sensação térmica (menos calor);
→Customização
O verde da vida, da saúde e da sustentabilidade foi o tom escolhido para colorir a nova calçada, que agora está mais ecológica, segura e charmosa. A customização foi feita com tinta epóxi.
→Tecnologia usada
A obra recebeu o concreto permeável de alta resistência feito com o aditivo da Re9, que e similar ao concreto hidráulico comum, contudo é fabricado sem materiais finos como a areia, que é substituída pelo aditivo que reage com o cimento, potencializando-o e provocando um rápido aumento de sua resistência durante os primeiros minutos do processo. O resultado dessa alquimia é uma mistura porosa, muito maleável, fácil de usar e aplicar, com alta resistência a compressão (até 300 kg/cm²).